Audiência pública na ALE-RR discutirá sobre qualidade da alimentação escolar

A ideia é elaborar um Projeto de Lei para implantar a obrigatoriedade de nutricionista nas escolas do Estado  – Foto: Supcom/ALE-RR

Uma audiência pública será realizada na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), nesta sexta-feira (7), para discutir sobre a alimentação escolar em instituições de ensino públicas e privadas do Estado. Foram convidados para a audiência representantes do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) e do Conselho Regional de Nutricionistas (CRN).

A audiência é o primeiro passo para implantar a obrigatoriedade da presença do nutricionista e assim tornar mais saudável a alimentação das crianças e adolescentes nas escolas. Após a audiência, será elaborado um projeto de lei, para ser votado na ALE.

Lenir Rodrigues

Conforme a presidente da Comissão de Educação, Desporto e Lazer, da ALE-RR, deputada Lenir Rodrigues (PPS), é necessário que os profissionais sejam uma presença viva nas escolas.

“A má alimentação prejudica a saúde da população infanto-juvenil e, posteriormente, a vida adulta, acarretando obesidade, hipertensão e outras doenças. O nutricionista tornará a alimentação mais balanceada, com menos alimentos processados e industrializados”, disse a deputada.

Lenir explicou que se aprovada, a lei trará benefícios também para o sistema de saúde, com a redução de custos, além da valorização do nutricionista com a geração de novos concursos.

Em visita a Roraima em outubro deste ano, representantes do Conselho Regional de Nutricionistas (CRN) e Associação Regional de Nutrição solicitaram apoio para a implantação desta lei, já em vigor em outros estados.

 

 

Redação Macuxi