Dia do Goku é comemorado no Japão

“Oi, eu sou o Goku”. O personagem mais querido do mundo dos animes e mangás tem o seu próprio dia lá no Japão, comemorado em 9 de maio. Intitulado “Dia do Goku”, a data foi oficializada em 2015 pela Associação Japonesa de Aniversários. Essa data não foi escolhida por acaso, já que as sílabas que formam o nome do personagem: “Go” equivale ao número 5 em japonês e “Ku” ao 9. Como no Japão as datas são escritas com o mês antes do dia, o nome Goku significaria 05/09, ou seja, 9 de maio.

A influência do personagem é tão grande que, em 2009, Goku foi eleito pelo portal IGN como o melhor personagem de animação japonesa de todos os tempos. Em janeiro de 2017, ele também foi oficializado como um dos embaixadores dos Jogos Olímpicos de 2020, que acontecerão em Tóquio.

Sobre Dragon Ball

A franquia Dragon Ball foi criada pelo mangaká Akira Toriyama, com os seus capítulos serializados na revista Weekly Shonen Jump de 1984 a 1995, chegando a 519 capítulos compilados em 42 volumes tankōbon e publicados pela editora Shueisha. Dragon Ball foi inicialmente inspirado pelo clássico romance chinês Jornada ao Oeste, por isso o protagonista leva o nome de Son Goku e possui características de macaco, assim como o personagem Rei Macaco do conto. A partir de 1986, a Toei Animation começou a transmitir o anime de Dragon Ball até o ano de 1989. No mesmo ano, iniciou a saga Z, que mostra a fase adulta do personagem, encerrando-se em 1996. Dando continuidade, a Toei em uma livre adaptação de Dragon Ball, criou o inédito Dragon Ball GT, que foi ao ar de 1996 a 1997. Mais tarde, de 2009 a 2015, uma versão remasterizada e compilada de Dragon Ball Z foi relançada sob o título de Dragon Ball Kai. Goku e sua turma só teriam aventuras inéditas a partir de Dragon Ball Super, que durou de 2015 a 2018. A franquia teve 19 filmes, com o seu 20° prometido para dezembro deste ano.



Redação Macuxi